12 de ago. de 2009

Samosa indiana

Com a novela Caminho das Indias, muitos nomes e pratos típicos indianos ficam fervilhando em nossa mente, um deles é Samosa, aqueles pastéis que o Seu Abel adora, segundo Dona Norminha, rsrsrsrs. Então vamos conferir se são bons mesmo.



Ingredientes:


500 g de farinha de trigo

200 g de ervilhas secas

1 couve-flor pequena cortada

2 batatas médias cortadas em cubinho

1 xícara (chá) de água morna

5 colheres (sopa) de manteiga

1 colherinha (café) de cominho moído

½ colherinha (café) de gengibre ralado

½ colherinha (café) de curry

Sal a gosto

óleo para fritar


Modo de preparo:
Numa vasilha, coloque a farinha, o sal e 3 colheres de manteiga derretida. Acrescente água aos poucos e vá misturando com a mão. Sove até obter uma massa uniforme. Deixe descansar. Enquanto isso, prepare o recheio:


Após deixar as ervilhas de molho de um dia para o outro, cozinhe-as e mexa até formar uma pasta. Cozinhe também as batatas e a couve-flor. Junte com a massa de ervilha e reserve. Em uma frigideira, coloque 2 colheres de manteiga e deixe derreter, acrescente sal e os temperos e deixe dourar. Despeje esse molho sobre os legumes reservados e misture bem. Deixe esfriar.
Para montar os pastéis:


Faça pequenas bolas com a massa e abra em formato redondo usando um pau de macarrão. Coloque o recheio e feche como um pastel, molhando as bordas com água e apertando com um garfo para fechar bem. Frite as samosas em uma panela com óleo em quantidade suficiente para cobri-las por completo. Escorra sobre guardanapos de papel a fim de tirar o excesso de óleo.