14 de mar. de 2010

As Fases da lua e sua dieta


Confira os períodos favoráveis para perder peso, purificar o organismo ou marcar aquela drenagem linfática:

LUA NOVA: É a melhor época para começar o regime e um programa de exercícios, pois favorece muito a mudança de hábitos. o período é de intensa renovação, será mais fácil romper com o sedentarismo e suportar restrições no cardápio. Mentalize seu objetivo e organize a despensa, suprimindo de vez os alimentos calóricos e os doces. Tente fazer combinações de sabores que você nunca experimentou, porque o organismo processará muito bem as novidades. Em vez de lamentar os hábitos antigos, transforme-os.
Encare a Lua nova como uma folha em branco, plena de chances que devem ser aproveitadas. Não fique pensando nos exageros de ontem nem nas antigas dietas que não deram certo. O importante é dar o primeiro passo sabendo que o clima está a seu favor.


LUA CRESCENTE: Tudo na natureza inclina-se agora ao crescimento. Temos, portanto, mais facilidade para ganhar peso e acumular gordura. Então, não vacile, esta é a hora de investir na malhação, queimar mais e consumir menos. As vitaminas serão bem aproveitadas pelo organismo, e não se descuide das taxas de colesterol e glicose, porque elas tendem a aumentar. Se quiser adquirir mais massa muscular, pode começar o treinamento. Atividades relacionadas a ganhos estão favorecidas.
A Lua crescente simboliza a ampliação da consciência e também o momento em que os projetos saem da sombra e ganham forma. O que foi anteriormente plantado em terreno fértil brota, e a esperança cresce. os primeiros resultados da dieta devem aparecer.


LUA CHEIA: Não exija demais da balança, mas tente pelo menos manter o peso. Não é indicado começar dieta nesta fase, pois os resultados não serão imediatamente visíveis, o que pode desanimar. por outro lado, tudo o que contribua para a eliminação de líquidos é muito bem vindo. Procure tomar mais água, corte o álcool e preste mais atenção no consumo de sal e shoyo ( a versão light contém menos sódio). Vale incluir no cardápio alimentos como melancia, pepino e chuchu. Se você costuma fazer drenagem linfática para diminuir as medidas, experimente marcar as sessões neste período.
A lua cheia pode ser um tempo de plenitude mas também de excessos. O desafio será conter a ansiedade. Tenha por perto petiscos frugais para saciar a vontade de beliscar.



LUA MINGUANTE: Anime-se! É absurdamente fácil perder peso durante a minguante. Como os processos de purificação do organismo estão superfavorecidos, a fase é ideal para começar um programa de reeducação alimentar com ênfase na desintoxicação. Dê preferência aos alimentos livres de agrotóxicos, às fibras e aos cereais integrais, que facilitam o funcionamento intestinal. Experimente por um dia uma dieta só de líquidos (sopas, sucos naturais, chás de ervas) e desfrute da sensação de leveza.
Não será difícil parar de fumar, abandonar vícios e compulsões alimentares neste final de ciclo. A idéia é repousar, dormir bem (o sono tende a ser mais profundo), preparando-se para a fase seguinte. Exercícios suaves e meditação serão restauradores.

Nenhum comentário: