Related Posts with Thumbnails

Amigos que me acompanham

13 de fev de 2011

Cuidados com as roupas


BATOM - Coloque um pouco de vaselina sobre a mancha, lavando em seguida com água e sabão.



CAFÉ - Esfregue uma pedra de gelo sobre o local e depois enxugue com uma toalha branca.



CHICLETE - Esfregue um pedaço de gelo sobre a mancha até que o chiclete se desprenda. Ou deixe a peça no congelador por algum tempo, ate que desprenda.



TINTA DE CANETAS - Use água morna, suco de limão e leite cru.



VINHO TINTO - Mergulhe a peça numa vasilha com leite, ferva e deixe de molho até que a mancha desapareça.



PASSAR ROUPAS - Para diminuir o tempo que gastamos para passar uma peça de roupa, basta colocar uma folha de alumínio embaixo do forro da tábua de passar. O tempo fica reduzido à metade.



LAVAR ROUPAS - É incrível a diferença que faz 1 colher de sopa de Lysoform na roupa lavada (branca ou colorida) na máquina ou no tanque. Coloque na última enxaguada, deixe de molho junto com o amaciante. O cheiro de limpeza fica muito mais ativo. Tira a gordura da roupa e mata bactérias e micróbios que vão acumulando na trama dos tecidos enquanto andamos por aí. É ótimo para as roupas das crianças. Para lavar roupas finas e delicadas (à mão) use xampú. Guarde os restinhos em um vidro e utilize para tecidos finos, como seda, etc.



TINGIMENTO - Após tingir as roupas, use fixador próprio. Nas lavagens subseqüentes, mergulhe-as em vinagre e não em sal. O sal funciona, mas deixa as roupas ressecadas, vinagre é bem melhor e não tira a maciez dos fios. Se quiser preservar a cor das suas roupas por mais tempo, faça o mesmo. Pode misturar um pouco de amaciante, não há problema nenhum, depois pendure para secar.



MAIS BRANCO - Acabamos esquecendo que existe anil. Um tiquinho não deixa a roupa azulada, funciona.



COM JEITO DE ROUPA SAÍDA DA LOJA - Para passar roupas brancas ou de cores claras e deixá-las com cara de primeiro uso, experimente misturar uma colher de sopa de Maizena em uns 4 dedos de álcool. Essa mistura dá para passar umas 3 blusas ou camisas. Quando for dar a última repassada na roupa, na última passada do ferro, borrife a mistura na roupa com um borrifador. Se der umas manchinhas pequenas não se assuste: é só passar uma toalhinha branca, limpa, ou com a mão mesmo, as manchinhas desaparecem, é apenas excesso. Em todo caso, evite borrifar deixando essas manchinhas que na hora dão susto na gente, ok?



MANCHAS EM GERAL - Tenha o cuidado de nunca passar a ferro uma roupa que manchou, porque o calor do ferro tende a fixar o estrago. Solucione o problema antes de passar a ferro.



ROUPAS DE LÃ - Antes de lavar as roupas de lã e linha (brancas) esfregue (bastante) uma barra de sabão de côco na roupa, o sabão deve estar bem seco. Deixe uns 10 minutos e depois lave com água morninha, de preferência água corrente. Não esfregue a lã quando lavar, vá apertando bastante, até ficar limpa. Alguns tipos de lã, as mais finas, podem ser lavadas colocando em uma panela com água e um pouco de detergente de cozinha. Coloque a água para ferver e, quando ferver, desligue o fogo. Deixe uns 10 minutos de molho e depois lave em água fria, com sabão de côco. Jamais pendure para secar. Coloque jornal por baixo de uma toalha branca e estenda a roupa na toalha até o jornal sugar toda a água. Estenda na horizontal, não pendure. Esse processo também tira as marcas de desodorante que grudam na roupa branca (de tecido). Se a roupa for colorida e o desodorante estiver grudado, aconselho levar para uma lavanderia especializada para lavar a seco.



TIRAR CHEIRO - Quanto ao odor de corpo que fica nas roupas, nas lojas há um spray para tirar cheiros da roupa. É ótimo, funciona, inclusive quando vamos comer em um restaurante e o cheiro de gordura gruda na roupa, esse spray tira todo o cheiro na mesma hora. Para evitar que as roupas lavadas com cloro ou água sanitária fiquem com aquele cheiro característico, coloque na água de enxague algumas pitadas de sal e o cheiro some na hora.



MANCHAS EM TAPETES - Use creme de barbear. Faça espuma com o creme, porque a espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida com pano úmido e depois seque.



MANCHAS DE SUOR - Deixe as roupas de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante. A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.



FERRO DE PASSAR - A roupa ficou com aquela mancha de ferro quente? Use uma solução de vinagre e sal aquecidos.



GORDURA - Se a roupa manchou com algo gorduroso, como óleo, manteiga ou algum molho, coloque o mais rapidamente possível um pouco de maisena ou talco sobre o local afetado. Depois de 15 minutos (tempo que leva para o pó absorver a gordura), esfregue o local com uma escova.



GRAXA - A mancha sai colocando um pouco de margarina vegetal por cima por alguns minutos. Depois, lave com água e sabão.



FERRUGEM - Para remover este tipo de mancha de peças brancas, molhe a área afetada com gotas de limão. Cubra com sal e deixe sob o sol.



MOFO - Para limpar as peças com manchas de mofo, ferva água misturada com fubá durante quinze minutos.

1 comentários:

Simone 18 de maio de 2011 14:26  

Caros,

Existe uma caneta que tira qualquer tipo de mancha nas roupas, o nome dela é Tide.

É excelente!

Abçs

Blog globalizado