8 de nov. de 2011

Feijão nosso de cada dia


Por que congelar feijão cru? 
- Congelando o feijão cru ele se mantém novo e livre dos detestáveis carunchos. Você pode congelar em sua própria embalagem, devidamente fechada com um prendedor ou araminho, ou em um pote próprio para freezer. Na hora de usar, não é necessário descongelá-lo. Basta colocar de molho como de costume.

Por que congelar feijão cozido?
- Na correria do dia-a-dia, não há nada melhor do que soluções práticas e, além de tudo, econômicas. Melhor do que chegar em casa morrendo de fome e atacar um lanche qualquer sem tantas vitaminas e sustância, é poder contar com um feijãozinho cozido e congelado para emergências como essa. 


Como congelar o feijão?
- Feijãozinho cozido, já podemos congelá-lo. O mais recomendável é congelar sem temperar mesmo, assim no momento de usar, você tempera e vai parecer que ele foi cozido na hora.
Separe porções de feijão de acordo com seu consumo diário em potes próprios para o freezer, deixando aproximadamente 1 dedo da borda para que o líquido não transborde. Leve os potes à geladeira para que esfriem totalmente, depois tampe e leve ao freezer com uma etiqueta indicando quando foi cozido e seu tempo de durabilidade.


Como descongelar e temperar o feijão?
- Para descongelar, retire o feijão do freezer na véspera e deixe na parte mais baixa da geladeira. Caso esteja com muita pressa, leve diretamente ao fogo bem baixinho com um pouco de água. Para temperar, frite cebola picadinha e alho amassado em um fio de óleo. Se gostar, pode fritar também um pouco de bacon em cubinhos e linguiça defumada. Acrescente o feijão descongelado e, se necessário, acrescente água suficiente para cobrir os grãos. Deixe em fogo alto para apurar o caldo, tempere com sal, mais louro e pimenta se gostar.


Como conseguir um caldo grosso?
- Escolha um feijão que te possibilite isso, como o feijão cariocapretobrancorajado. Tem variedade que é própria para servir sem caldo, como o fradinho e o andu. Não coloque água demais na hora de temperar, somente o suficiente para cobrir o feijão e deixe apurar em fogo alto. Se quer apressar o processo ou quer mesmo um caldo BEM grosso, você pode retirar alguns grãos e amassar com um garfo, retornando à panela e deixando ferver até o ponto desejado.


Durabilidade: Feijão cru congelado, vide validade na embalagem do produto; Feijão cozido congelado é de 2 a 3 meses.

Nenhum comentário: