19 de set. de 2009

Receitas tipicamente gauchescas


Arroz-de-leite
Ingredientes:
1 litro de leite

200g de arroz

20g de manteiga

100g de açúcar

2 folhas de laranjeira

4 cravos-da-índia

1 gema

Canela em pó a gosto
Preparo:
Cozinhar o arroz com todos os ingredientes, menos a canela em pó.

Estará pronto, quando o arroz estiver cozido.
Observação:
Deve restar um creme formado pelo cozimento dos ingredientes.
Servir polvilhado com canela em pó.






Sagu
Ingredientes:
½ Kg de sagu

½ litro de vinho

½ litro d´água

3 cascas de canela

½ Kg de açúcar
Preparo:
Misturar o vinho e a água e levar ao fogo até ferver. Lavar o sagu ligeiramente e colocar na panela, onde o vinho está fervendo. Mexer com colher de pau para não grudar no fundo. Quando os grãos ficarem transparentes, apagar o fogo e acrescentar o açúcar e a canela. Mexer bem para que o açúcar se dissolva. Servir frio ou gelado, coberto com creme
Observação:
O vinho poderá ser substituído por leite.
Creme para acompanhar o sagu
Ingredientes:
½ litro de leite

2 colheres (sopa) maizena

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (cafezinho) de açúcar de baunilha
Preparo:
Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo para engrossar. Servir frio, sobre o sagu








Mocotó
Rendimento: 25 pessoas
Ingredientes:
4 patas

1 tripa grossa

4 Kg de mondongo

2 Kg de feijão branco

1 Kg de lingüiça fina

½ litro de óleo

¼ Kg de cebolas

5 dentes de alho

1 molho de manjerona

3 molhos de temperinho verde

1 lata de extrato de tomate de ½ Kg

5 pimentas verdes

½ garrafa de vinagre

6 ovos cozidos

¼ Kg de azeitonas
Preparo:
Limpar as patas, o mondongo e a tripa grossa na véspera. Retirar a gordura que se acumula na superfície da água em que foram fervidas as carnes e reservar esta água para ser usada na fervura do mocotó. Deixar o feijão de molho de um dia para o outro. Cozinhar na mesma água, acrescentar um pouco da água reservada da fervura das carnes. Quando estiver pronto, socar a metade do feijão, colocar o mondongo, a tripa grossa e a carne das patas, tudo picado, e o restante da água reservada. Mexer para que não grude no fundo da panela. Fritar na gordura bem quente a lingüiça cortada às rodelas. Acrescentar a cebola, o alho e a manjerona picadinhos. Deixar refogar bem, até que os temperos desmanchem. Colocar o extrato de tomate. Quando estiver pronto, virar tudo na panela, onde o feijão e as carnes estão cozinhando. Baixar o fogo e mexer, cuidando para não queimar. Temperar com sal.
Picar os ovos cozidos, dois molhos de tempero verde e azeitonas sem caroços. Misturar tudo e levar à mesa para ser usado ao gosto de cada um.
Picar bem a pimenta e um molho de temperinho e misturar com ½ garrafa de vinagre. Este molho também será usado ao gosto de cada um.
Observação:
Um mocotó completo é composto de 4 patas, 1 tripa grossa, 1 coalheira e 4 Kg de mondongo. Não se usando coalheira, acrescentar mais 1 Kg de mondongo. Se fizer mais de um mocotó, usar 1 Kg de feijão branco por mocotó.








Doce de Abóbora
Ingredientes:
1Kg de abóbora-menina descascada, 2Kg de açúcar cristal, 500ml de água, 3 cravos-da-índia, 20g de canela em casca, 50g de cal virgem
Preparo:
Cortar a abóbora em pedaços de 100g cada e colocar de molho em uma vasilha com água e o cal virgem para formar uma película na abóbora. Deixar de molho no mínimo 30 minutos. Escorrer e lavar bem em água corrente. Furar os pedaços da abóbora com um garfo. Acrescentar o restante dos ingredientes e levar ao fogo. Deixar ferver até cozinhar bem. Quando estiver em ponto de calda consistente, estará pronto. Deixar esfriar e servir com a própria calda.
Observação:
Para cristalizar a abóbora, dar um ponto bem alto na calda. Retirar e passar no açúcar cristal. Colocar em uma peneira para secar ao sol.

Nenhum comentário: