Related Posts with Thumbnails

Amigos que me acompanham

26 de abr de 2010

Dicas úteis IV



DICAS GENIAIS DE MUITA UTILIDADE DENTRO DA COZINHA

1 - Se o molho ficou muito gorduroso, acrescente 1 pitada de bicarbonato de sódio.
2 - Faça a alface murcha reviver, colocando-a numa vasilha com água e suco de limão. Deixe de molho por 1 hora na geladeira.
3 - A comida ficou salgada demais? Na sopa ou no ensopado, adicione batatas cruas, cortadas. Assim que estiverem cozidas, terão absorvido o excesso de sal.
4 - Os tomates estão maduros e moles demais para a salada? Coloque-os numa vasilha com água fria e salgada. Depois de algum tempo eles voltarão a ficar firmes. Experimente!
5 - Para o queijo não ressecar dentro da geladeira, quando guardado por algum tempo, pincele manteiga ou margarina na parte exposta.
6 - Outra dica boa para retirar o excesso de sal da comida é pingar algumas gotas de limão e deixar ferver um pouco mais. Pode-se também acrescentar 1 colherinha de açúcar e outra de vinagre.
7 - Torne as gelatinas de morango, framboesa, uva ou cereja mais nutritivas e gostosas, preparando-as com a água de cozimento da beterraba.
8 - Para saber se um ovo é fresco ou não, sem ter que quebrá-lo, é só colocá-lo numa panela com água fria e bem salgada. Se o ovo afundar é fresco; se boiar, já passou da época. Jogue-o fora.
9 - As claras podem ser guardadas congeladas por um período de até 1 ano. Coloque-as num recipiente plástico, congele-as e você poderá usá-las em merengues, bolos de anjo, pudins de claras, etc.
10 - Para fazer omeletes muito mais fofas e leves, é só adicionar uma pitada de maisena antes de bater os ovos.
11 - Para ver se a temperatura do óleo já está no grau desejado, é só colocar um quadradinho de pão na panela. Quando o pão ficar corado e crocante, é sinal de que o óleo estará no ponto ideal para a fritura.
12 - Para bolos, é melhor usar ovos médios do que grandes. Ovos extragrandes fazem com que os bolos abaixem quando frios.
13 - Para conservar os limões frescos, guarde-os numa vasilha com sal.
14 - Se os limões estiverem verdes e com pouco sumo, cubra-os com água. troque a água diariamente. Eles vão amadurecendo e ficando mais suculentos.
15 - Para que as maçãs permaneçam claras mesmo depois de cortadas, mergulhe-as numa vasilha com água fria e suco de limão.
16 - Para que as frutas cristalizadas (ou passas) fiquem bem distribuídas na massa de bolo, polvilhe-as com fermento em pó antes de adicioná-las à massa. Dessa forma, elas não afundarão.
17 - As gemas podem ser guardadas na geladeira por até 3 dias, basta que as cubra com água ou óleo.
18 - Para aumentar o volume do creme chantilly, adicione a ele claras previamente batidas em neve, bem firmes.


FLORES E FOLHAS

1 - Quando for colher folhas de uma planta, não retire todas as folhas de um só galho.
2 - Quando for coletar plantas em local público (mata, cerrado), deixe sempre algumas de cada espécie, para que possam crescer e multiplicar depois. Assim, você estará preservando as espécies.
3 - As cascas devem ser retiradas apenas de plantas adultas e sadias. Recomenda-se retirar pequenos pedaços apenas de um dos lados da planta decada vez. Se retirar grandes pedaços, circundando o tronco,poderá provocara morte da planta.
4 - Se você ganhou um vasinho com crisântemos, para que ele dure por mais tempo, coloque uma colherzinha de açúcar na água quando regar.
5 - Quando você for plantar roseiras, se tiver cascas de banana à mão, coloque umas duas, picadinhas, no fundo da cova. São ótimas fontes de potássio.
6 - Caso queira replantar violetas, ou outra flor ou outra planta não muito grande, aproveite seu filtro de papel de café, já usado, como filtro de drenagem no fundo do vaso! Ele não deixa a terra sair e já vem com um pouco de adubo!
7 - Para conservar as flores por muito mais tempo, coloque uma aspirina dentro do jarro. os comprimidos podem ser substituídos por pedrinhas de gelo.
8 - Mantenha suas rosa bem bonitas, colocando açúcar na água e dando um corte em diagonal nos talos. Arranque os espinhos que ficam dentro da água.
9 - Suas flores murcharam? Dê uma reanimada nelas um pedaço do caule e mergulhando as flores por alguns minutinhos em água quente e, logo em seguida, em água fria.
10 - Acabe com o mal cheiro da água no jarro de flores, colocando um pouquinho de sal, uma moeda de cobre ou um pedaço de carvão na água.
11 - Para que o buquê de flores não murche. Aquele lindo buquê que você comprou para presentear alguém, não irá murchar, desde que você o mantenha envolvido num papel celofane dentro da geladeira até a hora que sair.

Dicas recebidas por E-mail da amiga Telma.

0 comentários:

Blog globalizado